Início » Saiba tudo sobre o adiamento da prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS
Notícias

Saiba tudo sobre o adiamento da prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS

prova de vida inss
Foto: Tribuna Online

O novo vírus esta atrapalhando a vida de milhões de pessoas pelo mundo, pois medidas estão sendo tomadas para que o vírus não se espalhe ainda mais, e por isso o INSS decidiu adiar o recadastramento de aposentados, pensionistas e anistiados políticos.

Aposentados, pensionistas e anistiados políticos tiveram o recadastramento anual suspenso. O prazo acabava no dia 16, mas por conta das contaminações da Covid-19, o recadastramento foi adiado para o dia 30 de setembro.

A decisão foi tomada pelo Ministério da Economia, que publicou a instrução normativa no Diário Oficial da União.

O Ministério da economia, também achou por bem suspender todas as visitas técnicas que visava a comprovação de vida dos beneficiários.

A secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, afirmou que essa nova medida vai afetar cerca de 700 mil pessoas, mas que devido à situação de pandemia vivida nos últimos dias, à atitude se fez necessária.

A comprovação de vida é realizada todos os anos, com o objetivo de manter atualizado o cadastro do beneficiário, e também evitar fraudes.

Para realizar essa comprovação, o beneficiário deve comparecer na instituição bancaria com os documentos em mãos para que possa assim ser verificado de fato que a pessoa esta viva. Aqueles que não comparecerem para a comprovação de vida, terão o benéfico suspenso até que compareça na Instituição Bancaria e realize a comprovação de vida.

Para que se facilite a comprovação de vida, o INSS disponibilizou no ano passado um aplicativo para aqueles que tenham mais de 80 anos ou não possam comparecer no banco, por motivo de restrições na mobilidade, possam comprovar que estão de fato vivos.

A também a possibilidade de fazer o recadastramento pelo site do INSS. Porém é necessário entender que o recadastramento por aplicativo ou pelo site, só será de fato aceita se a comprovação de dificuldade de locomoção for comprovada por um atestado ou declaração de um medico. Nesses dois casos os documentos são enviados e anexados eletronicamente.

Fonte: Uol