Início » Por decisão do STF, Wilson Witzel é afastado do cargo de Governador do Rio de Janeiro
Política

Por decisão do STF, Wilson Witzel é afastado do cargo de Governador do Rio de Janeiro

wilson witzel afastado
Foto: Diário da Manhã

O Superior Tribunal de Justiça afastou Witzel do cargo de governado do RJ, um pastor também foi preso durante operação da policia.

O STF determinou nessa sexta-feira (28/08), o afastamento do atual governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel do cargo, devido a varias suspeitas de possíveis fraudes cometidas por ele durante compras para o combate a Covid-19 na área da saúde.

A decisão foi tomada pelo ministro Benedito Gonçalves, e tem validade inicial de 180 dias. A procuradoria Geral da Republica também denunciou o governador do Rj por fraudes.

O presidente nacional do PSC, pastor Everaldo teve um mandado de prisão expedido pelo STJ, e foi alvo de uma operação da policia e foi preso. O pastor era esperado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), na próxima semana para prestar depoimento com objetivo de que todas as denuncias sobre irregularidades durante a pandemia fossem apuradas.

O pastor não foi o único alvo da policia federal sendo que, na operação que foi deflagrada pela instituição os policias cumpriram 16 mandados de prisão, sendo que seis desses mandados são de prisão preventiva e 10 temporárias. Além dos mandados de prisão, a policia federal também fará busca e apreensão nessa operação que foi batizada de “Tris In Idem”, essa ação da policia é o desdobramento da operação Placebo, que tem como objetivo investigar corrupção em contratos públicos do Executivo Fluminense.

A prisão do governador Witzel foi pedida pelo MPF, mas o ministro Benedito entendeu que o afastamento do governador já seria o suficiente. Com o afastamento de Witzel, o vice- governador Cláudio Castro assume o cargo de governador do estado do RJ.

Em nota divulgada, a defesa de Witzel disse que, a decisão de afastamento desrespeita e viola a democracia.

Já a defesa do pastor Everaldo disse que, Everaldo sempre esteve a disposição das autoridades e que ele tem total confiança na justiça.

Fonte: Uol