Início » Nova nota de 200 será lançada hoje e motivo pela escolha de detalhes surpreende a todos
Curiosidades

Nova nota de 200 será lançada hoje e motivo pela escolha de detalhes surpreende a todos

Foto: Correio Braziliense

Por protocolo de segurança o Banco Central não pode divulgar ainda nenhum detalhe da nova nota, porém muito tem se falado sobre essa grande novidade no mercado financeiro do país. Alguns desses detalhes já revelados é sobre o animal que estará estampado na cédula que será um lobo-guará, estamos aguardando ansiosamente para ver esse lançamento oficial que será transmitido para todo o país através da internet.

O Banco Central já informou também que será impresso cerca de 450 milhões de notas neste ano ainda, totalizando um montante de cerca de 90 bilhões de reais. A parte de impressão é responsabilidade da Casa da Moeda, os comerciantes estão apreensivos para ver como será o resultado final dessa nova nota implantada no mercado, pois há períodos do mês que o comércio fica mais travado e com isso fica difícil a volta de trocos.

E uma nota com um valor tão elevado poderá trazer sérios problemas para os comércios nesse quesito, um mercadinho de bairro que tem pouco movimento caso chegue três pessoas seguidas para comprar pouca coisa com notas de 200 reais já ficará complicado para ter troco para as três e ainda continuar o dia caso apareça mais uma. Porém a estimativa do governo é que com a circulação dessa nota fique mais fácil o giro do dinheiro entre o comércio local.

Porém vamos ao que interessa, porque o Lobo-Guará foi o escolhido para estampar a cédula de 200 reais, segundo relatado em 2001 houve uma pesquisa entre os brasileiros para escolherem animais que poderiam ser estampados em cédulas futuras. Com isso podemos ver a aparição da Tartaruga-Marinha nas cédulas de 2 reais criado no mesmo ano da pesquisa, o Mico-Leão nas notas de 20 reais que foram criadas no ano de 2002 e agora o Lobo-Guará que na pesquisa havia ficado em terceiro lugar nas votações e terá a chance de ser estampado nas notas de 200 reais.

Fonte: Correiro Braziliense