Início » No Chile, cachorros são treinados pela a polícia para detectar covid-19 em humanos
Notícias

No Chile, cachorros são treinados pela a polícia para detectar covid-19 em humanos

Cachorros são treinados para detectar covid
Foto: UOL

Em entrevista ao canal CNN em espanhol, o professor e veterinário Fernando Madones informou que o Departamento de Polícia do Chile, em cooperação com a Universidade Católica, está designando um forte treinamento especifico para cachorros das raça labrador e Golden Retrievers, visando ensiná-los a reconhecer o “cheiro” da covid-19 em humanos.

O novo coronavírus não tem um cheiro específico – mas o suor das pessoas que esta infectada, e os cães podem aprender a identificar a diferença.

“Os cães selecionados trabalham há anos para identificar drogas, explosivos e várias coisas. É fácil para eles aprenderem a reconhecer novos cheiros”, disse Fernando.

Pode levar de duas semanas a dois meses para os cães concluir o treinamento.
O processo funciona da seguinte maneira, colocam a gaze na axila de uma pessoa infectada com o coronavírus (nos estágios iniciais da doença) por cerca de 15 minutos.
O professor disse que essas amostras são armazenadas e usadas para treinar cães.

Os “biodetectores”, como a polícia chilena chama os cães, devem ser treinados antes de meados de setembro e depois enviados para lugares lotados, como shopping centers, centros esportivos, terminais de ônibus e aeroportos. Por exemplo.

Um cachorro pode cheirar cerca de 250 pessoas por hora. Seu olfato é tão forte que eles podem reconhecer a doença em um estágio inicial. isso indica que ate Paciente cuja doença não manifesta pode ser detectada”, Falou Santelices, da polícia chilena, à CNN.

Foto: uol.com.br

Ainda de acordo com a polícia, eles são ensinados a sentar ao lado de pessoas infectadas identificadas, em vez de “agarra-las”, como geralmente fazem com drogas.

O presidente chileno, Sebastian Piñera, anunciou nesta quarta-feira (18), Estado de calamidade de 90 dias no país devido ao aumento nos casos do covid-19 no país. Essa medida dá ao governo o poder de restringir a liberdade de circulação e garantir a provisão de alimentos e serviços básicos.