Início » Mulheres Indianas fazem petição para que homens ajudem no trabalho doméstico de casa
Notícias

Mulheres Indianas fazem petição para que homens ajudem no trabalho doméstico de casa

Indianas fazem petição
Foto: twitter

Recentemente uma mulher decidiu fazer uma pergunta “por quê?”. A pergunta foi feita pela Subarna Ghosh, que esta cansada de fazer todo o serviço doméstico sozinha.

“Eu sofri, no mês de abril, o primeiro mês de lockdown. O tempo todo eu ficava cansada, então eu reclamei e eles me disseram: então não faça. Indignada eu não fiz nada por 3 dias, até que a pia começou a transbordar  e pilha de roupas ficava cada vez maior”

Foi então que o marido e os filhos deram conta de como ela estava e decidiram ajudar.

A mulher resolveu então fazer uma petição para que o primeiro-ministro obrigue os homens a ajudar na divisão dos trabalhos domestico.

Na petição ela escreve:

“Isso é uma questão fundamental, então porque ninguém esta falando sobre o assunto?”

“O cabo de uma vassoura vem impresso as palavras: Só mulheres podem usar?”

“O manual da maquina de lavar ou do fogão a gás também diz isso? é claro que não! então por que os homens não estão fazendo a parte deles e nos ajudando?”

A petição foi direcionada a Narenda Modi, primeiro-ministro da Índia.

Diferente de outros países o trabalho domestico é muito mais pesado, lá poucas casas tem equipamentos e maquinas que facilitam o trabalho como: Lava-louça, aspiradores e maquinas de lavar. Ou seja, todo o trabalho de lavar roupas é individual, vasilha por vasilha. As roupas também são lavadas nas mãos usando baldes e tanques.

Geeta Pandey da BBC News disse que as brigas sobre os homens ajudarem as mulheres nesse momento de pandemia, já se tornou caso de debate público, pois o trabalho domestico no pais e tratado com responsabilidade exclusiva só das mulheres.

Após o pedido de petição, alguns amigos do marido começaram a zombar dele e outros disseram: “Por que você não ajuda? você devia ter ajudado, agora sua mulher apresentou a petição a Modi”

A petição de Ghost já alcançou 70 mil assinaturas.

Fonte: BBC News