Início » Explosão no Líbano deixa mais de 100 mortos e 4 mil feridos. Equipes buscam por mais sobreviventes.
Notícias

Explosão no Líbano deixa mais de 100 mortos e 4 mil feridos. Equipes buscam por mais sobreviventes.

Explosão-em-Beirute
foto: Poder naval

Nesta quarta-feira (05), equipes de resgate buscam por desaparecidos, após a grande explosão que devastou grande área da capital do Líbano, a tragedia que ocorreu nesta ultima terça-feira deixando mais de 100 mortos e 4 mil feridos, ainda estão 100 desaparecidos segundo a Cruz vermelha libanesa.

Segundo Associated Press ainda há fumaça saindo do local da explosão, o centro da cidade amanheceram com escombros para toda parte, edifícios e veículos danificados.

Segundo imagens de drones mostram que a explosão chegou a alcançar um silo de trigo que se localizava perto ao perto.

Suspeita-se que a explosão tenha dado inicio em um armazém onde era guardado nitrato de amônio, que se for exposto a altas temperatura corre o risco de explosões. O presidente do Líbano Michel Aoun se pronunciou e disse ser inaceitável que 2.750 toneladas de nitrato de amônia fossem armazenados por seis anos, além do mais sem segurança nenhuma.

No entanto apesar do país já ter passado por ataques terroristas e instabilidade política, não há indícios que seja um atentado terrorista.

Hassan Diab, o primeiro-ministro libanês diz que o país está passando por uma grande catástrofe e declarou luto oficial durante três dias.O governo irá investigar os responsáveis pelo armazém que localiza-se no porto desde 2014.

A substância nitrato de amônia é apresentado como um pó branco ou granulados que são solúveis a água e não apresentam nenhum tipo de risco desde que não seja aquecido, pois sua reação pode ser explosiva.

A explosão ocorrida nesta ultima terça-feira pôde ser ouvida a 200 km da costa libanesa, vidros de janelas foram destruídos a vários quilômetros de distância, barcos que navegavam próximo da costa chegaram a ser balançados devido a explosão.

Segundo os capacete azuis a embarcação Força Interina das Nações Unidas no Líbano, ficou danificada devido a explosão do armazém, alguns membros da missão de paz se feriram e foram encaminhados para o hospital do país.

 

Fonte: G1