Pagar o Mínimo do Cartão de Crédito: Compensa?

Essa é uma dúvida de muitos brasileiros, principalmente agora nesse momento tão difícil pós Pandemia. Muitas pessoas estão extremamente a apertadas e sem nenhum dinheiro no bolso, com isso não há outra saída a não ser abusar do cartão de crédito

Para aqueles que ainda possuem limites no cartão essa é a solução de seus problemas, mas todo cuidado é pouco pois você pode resolver seu problema de hoje criando um maior ainda amanhã. Tudo isso por conta de que o juros do rotativo é muito elevado e se pagar o mínimo da fatura poderá criar uma bola de neve imparável.

É assim que muitas pessoas estouram seus cartões de crédito, pois elas na ânsia de comprar e gastar vão usando seus limites sem pensar na fatura depois. Quando ela chega não tem dinheiro para pagar e acabam pagando o mínimo, mas aí eles precisam usar novamente o cartão e a fatura só vai crescendo mês a mês.

Os benefícios dos cartões de créditos são muito atrativos já que com ele na mão e com limite você pode comprar o que quiser e ainda parcelar em várias vezes fazendo parcelas que cabem no seu bolso. Porém a fatura não é só a parcela de tudo que você compra, mas sim a soma de tudo que você gasta durante o mês.

E isso pode ser um grande perigo, pois quem resiste a uma boa promoção tendo cartão com limite no bolso? Pois é, são essas pequenas oportunidades que vai juntando no dia a dia e no fim do mês quando fecha a fatura nos dá aqueles enormes sustos.

No primeiro momento a oportunidade de pagar o mínimo do cartão parece uma grande solução para seus problemas, já que ele cabe no seu bolso na maioria das vezes. Porém antes de optar por essa opção é importante lembrar que o que não for pago ficará pendente para o mês seguinte e terá juros, ainda será somado nesse valor os gastos do mês seguinte.

Ou seja se você não conseguiu pagar o cartão esse mês, pagando o mínimo que não conseguirá pagar no mês seguinte e isso se tornará um looping sem fim. Fazendo com que você se torne escravo dos juros e não consiga mais parar de usar o limite liberado todo o mes.

Pois o que acontece com muitas pessoas é que elas ficam devendo a fatura e usam o salário todo para pagar, mas como ficam sem dinheiro acabam usando o limite novamente e assim vai em uma roda sem fim mês a mês.

Por isso é importante pensar antes de entrar em uma fria como essa, coloque na balança e faça bem os cálculos antes de gastar o limite do cartão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.