Há um intervalo certo entre as amamentação? Existe um tempo certo para o bebê amamentar?
O mês de agosto, é considerado o mês de campanha de incentivo e orientação á amamentação. É na verdade o primeiro alimento indicado para o ser humano, além de ser barato é o mais recomendado com diversos nutrientes.
No entanto, há um grande tabu ao falar desse assunto. Recentemente vimos o caso de uma companhia área onde só permitem a amamentação se a mãe estiver coberta, para que não haja constrangimento entre os outros passageiros. Mesmo em meio tal campanha, ao vermos essa história sentimos um certo retrocesso.
Em relação a amamentação nos deparamos com diversas perguntas,fantasias, porém não há uma resposta concreta, pois isto vai de cada criança e cada mãe. Uma resposta que deveria ser natural, sofre algumas modificações culturais, de costumes e hábitos.
Do outro lado da história estão as pessoas que são a favor da mãe amamentar em qualquer lugar, sem nenhum tipo de radicalismo.
Quando amamentar?
Praticamente o bebê mama quando sente fome e isto pode ser expressado de diferentes formas, como a procura do peito ou movimentos de sucção. O choro é o sinal mais tardio da fome. O essencial é que o bebê seja colocado para se alimentar ainda na sala de parto ou ter pelo menos um contato com o peito materno. No entanto, a quantidade de colostro pode ser muito variável e ser pequena ao nascimento e aumentar ao decorrer das horas. A cor do leite também pode ser variado e a intensidade.
O intervalo de cada mamada é de acordo com o bebê, assim que ele sentir fome. Nas primeiras a criança faz um intervalo de 2 á 4 horas. Mas cada criança tem seu horário e intervalos de tempo.
Até quando amamentar?
A maioria dos pediatras indicam que o bebê seja amamento até o sexto mês, pode ser mantido no tempo adequado da mãe e do bebê.
Fonte: Veja