Início » 8 dicas para se manter saudável enquanto se exercita durante o frio na pandemia
Saúde e bem estar

8 dicas para se manter saudável enquanto se exercita durante o frio na pandemia

Foto: Istock Getty Images

Durante a pandemia, como você age diante do frio intenso em esportes ao ar livre, clubes e parques? Precisamos garantir a segurança esportiva. A falta de cuidados preventivos com o Covid-19 e outros vírus nesse tipo de resfriado, além de trazer consequências perigosas para o corpo do atleta, certamente levará ao declínio do desempenho atlético. Fala arrastada, marcha instável, tremores e confusão indicam queda significativa da temperatura corporal abaixo de 36,5ºC (hipotermia). Em temperaturas ambientes extremamente baixas (perto ou abaixo de 0 ° C) (como escalar montanhas geladas), pode ocorrer congelamento e necrose dos membros. Ventos fortes e baixa umidade da pele causarão esses graves efeitos do ar frio. É um clima típico de montanha. Muitos lugares no Brasil, principalmente no exterior. Vejamos algumas diretrizes relacionadas a exercícios no frio:

  1. O resfriado traz uma necessidade de hidratação muitas vezes subestimada, o que pode levar à desidratação.
  2. Além disso, precisamos consumir mais carboidratos para compensar a perda de calor causada pelo frio durante qualquer exercício físico. Por todas essas razões, a ingestão insuficiente de alimentos pode prejudicar a qualidade e a quantidade do exercício, piorando o desempenho esperado;
  3. Além de ser usado como umectante, a ingestão de líquidos aquecidos também deve ser mantida constante para evitar hipotermia ou até mesmo suavidade.
  4. As pessoas também não esquecem os isotônicos e suplementos que geralmente são recomendados;
  5. O uso de roupas térmicas obviamente depende de onde você deseja se exercitar. No entanto, devemos lembrar que certas partes do corpo emitem mais calor e, portanto, ficam mais frias, como a cabeça (mais faces), mãos e pés;
  6. Se possível, evite se expor a uma temperatura ambiente inferior a 10º C. Isso é preocupante e não é recomendado;
  7. O uso de máscaras devido à pandemia, em última análise, nos ajuda a evitar respirar ar muito frio, o que reduz a imunidade e promove a disseminação de muitos outros vírus além do Covid-19.
  8. Um alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas: É errado pensar que elas vão nos aquecer. Eles não têm nenhum elemento calórico e, devido à quantidade de álcool (GL) presente, causam uma sensação de queimação no esôfago ao entrar em contato com a parede interna do sistema digestivo superior (esôfago e estômago) e não alteram sua temperatura interna.

* As informações e opiniões publicadas neste artigo são assumidas exclusivamente pelo autor, e podem não corresponder necessariamente às opiniões do autor.

Fonte: Globoesporte.com / EuAtleta.com.